Nunca houve tantas pessoas aprendendo tantas coisas ao mesmo tempo como em nossa sociedade atual (Pozo, Apud Salgado 2008). De fato para todos os lugares que olhamos, deparamos com tecnologias, indispensáveis, hoje, para o nosso desenvolvimento pessoal, cultural e econômico.
A acessibilidade da população a informatização do conhecimento não quer dizer que as pessoas aprendem mais, mas sim, que as aprendam de formas diferentes, ou seja, uma nova forma de conceber e gerir o conhecimento. É necessário aprendermos a conviver com a diversidade de perspectivas e com múltiplas interpretações de toda a informação para construirmos o nosso próprio ponto de vista.
No âmbito escolar é necessário que nos professores busquemos essas tecnologias para auxiliar os alunos nas suas atividades, até porque, os alunos chagam a escola com muito conhecimento de mundo (acesso a TV, games, internet, celular, etc.), e nós devemos inferir esses conhecimentos para educá-los, pois acredito que educar a partir do conhecimento de mundo deles é mais proveitoso e, a escola deve ter o compromisso de viabilizar o acesso a essas tecnologias para todos que a integram.
Portanto, investir na estrutura física da escola, em equipamentos tecnológicos, na capacitação aos professores em suas áreas e também na área de mídias, é fundamental para que haja mudanças significativas e positivas a ponto de formarmos pessoas capazes de se reconhecerem como seres humanos e cidadãos participantes da sociedade em que estão inseridos.
Professora Maria da Luz Cândida de Souza
Referências Bibliográficas
SALGADO, Maria Umbelina Caiafa, Tecnologias da educação: ensinando e aprendendo com as TIC, Ministério da Educação, Brasília, 2008
A acessibilidade da população a informatização do conhecimento não quer dizer que as pessoas aprendem mais, mas sim, que as aprendam de formas diferentes, ou seja, uma nova forma de conceber e gerir o conhecimento. É necessário aprendermos a conviver com a diversidade de perspectivas e com múltiplas interpretações de toda a informação para construirmos o nosso próprio ponto de vista.
No âmbito escolar é necessário que nos professores busquemos essas tecnologias para auxiliar os alunos nas suas atividades, até porque, os alunos chagam a escola com muito conhecimento de mundo (acesso a TV, games, internet, celular, etc.), e nós devemos inferir esses conhecimentos para educá-los, pois acredito que educar a partir do conhecimento de mundo deles é mais proveitoso e, a escola deve ter o compromisso de viabilizar o acesso a essas tecnologias para todos que a integram.
Portanto, investir na estrutura física da escola, em equipamentos tecnológicos, na capacitação aos professores em suas áreas e também na área de mídias, é fundamental para que haja mudanças significativas e positivas a ponto de formarmos pessoas capazes de se reconhecerem como seres humanos e cidadãos participantes da sociedade em que estão inseridos.
Professora Maria da Luz Cândida de Souza
Referências Bibliográficas
SALGADO, Maria Umbelina Caiafa, Tecnologias da educação: ensinando e aprendendo com as TIC, Ministério da Educação, Brasília, 2008