Este blog tem a finalidade de reunir pesquisas que serão empregadas na elaboração do TCC do curso de pós graduação: Tecnologias em Educação – Puc-Rio.

Este ambiente está aberto para troca de opiniões sobre temas e conteúdos que serão desenvolvidos no decorrer do desenvolvimento do TCC. Conto com sua contribuição.

15 de ago. de 2010

Integração de mídias na escola

Os aspectos mais urgentes e necessários para desenvolver um trabalho pedagógico integrando as mídias no contexto da escola são: o comprometimento do professor em relação ao uso das ferramentas tecnológicas; a capacitação do professor; e disponibilidade dessas tecnologias aos alunos.
Primeiro ponto levantado é a questão do comprometimento do educador.
Em um empreendimento é importante o trabalho coordenado e em equipe para se chegar ao objetivo principal e na escola isso não é diferente. Portanto deve haver o comprometimento de toda a escola, mas principalmente o professor que está diretamente ligado com o aluno. O formador tem que assumir uma postura de predisposição à mudança, de compreender as demandas das novas gerações, de se comunicar com o uso de diferentes tecnologias e linguagens.
É importante que esse trabalho envolva todos os integrantes da escola. A direção deve dar liberdades ao professor quer mudar, inovar, introduzir ações até então não pensadas, permitir o novo. Isso abre portas para aquele professor que quer fazer a diferença, pois encontra apoio na gestão da escola.
O segundo aspecto relevante é a capacitação do professor.
Para que possamos mediar um debate temos que ter conhecimento da questão e qual o objetivo principal a ser atingido. Em relação o professor não é diferente, ele dever conhecer as ferramentas que serão utilizadas para desenvolver seu trabalho, portanto a capacitação do professor quanto às ferramentas tecnológicas e como usá-las pedagogicamente é fundamental para o desempenho, não só das suas aulas, mas também de seus alunos.
Com novos conhecimentos adquiridos certamente o professor irá compreender as problemáticas atuais e desenvolver projetos em busca de alternativas que promova a formação de seus alunos.
Outra questão ressaltante é a disponibilidade das ferramentas tecnologias aos alunos.
Na maioria das escolas têm algum tipo de ferramenta tecnológica, mas está guardado a sete chaves, ficando intocável. Desde a década de 90 já se falava em TV escola, depois surgiu o DVD e, por conseguinte, apareceram outras ferramentas tecnológicas, mas sempre pouco usadas. Grande parte do problema está por causa da falta de domínio dos gestores e corpo docente ao que está disponível. O aluno já conhece, manuseia o objeto fora do espaço escolar. E na escola tudo fica limitado, desestimulando os alunos a produzir excelentes trabalhos, porque pode quebrar o aparelho ou por utilizarem para outro fim.
Na verdade, se após planejarmos, capacitarmos e limitarmos os alunos quanto ao uso das ferramentas creio que não estamos avançando, portanto é necessário nortear os alunos, principalmente na internet, para basearem seus trabalhos em conteúdo de sites recomendados e dar liberdade para que eles explorem e agucem sua curiosidade. O fato de o aluno está acessando sites de seu interesse já está adquirindo conhecimento e o professor deve está aberto para novas situações de aprendizagem vivenciadas pelos alunos.
Deste modo, os três aspectos aqui levantados são os primeiros passos que a escola deve tomar para, em seguida, desenvolver atividades envolvendo as disciplinas curriculares.

3 comentários:

  1. Olá Maria Cândida!
    Parabéns pelo seu blog, gostei, vou fazer um comentario para que vc melhore o visual, as propagandas abaixo das postagem não fica legal, coloque do lado direito do blog, funciona melhor e o olhar vai direto para este lado.No mais muito funcional. Um abraço, desculpe a interferencia mais é apenas no intuito de ajudar.
    Paulo

    ResponderExcluir
  2. Olá, Candida
    Sou estudante deste curso que você também está fazendo, mas não faço parte de sua turma. O assunto que você pretende abordar em seu TCC, também pretendo discutir. São as dificuldades encontradas pelo professor para integrar as mídias existentes na escola em seu plano de aula diário. Sabemos que muitos professores querem inovar suas aulas, não gostam de ficar na mesmice, mas não sabem como ou, muitas vezes, não são auxiliados pelos seus gestores. Talvez, esteja aí a falha da Educação para integrar o uso das mídias no processo diário das aulas dos professores.
    Gostaria muito de interagir com você durante a elaboração do TCC. Parece que temos interesses em comum.Caso você aceite a proposta, mande-me um e-mail. Pode ser?
    Grande abraço!
    Maria Aparecida (Cida)

    ResponderExcluir
  3. Olá Cândida
    Seu blog está ótimo! Elaborou um bom espaço para discussões bem pertinentes, e iniciou citando 3 pontos cruciais para o bom desenvolvimento de projetos pedagógicos utilizando as TIC. Aprofunde suas colocações que, com certeza terá muito a contribuir para a educação.

    Bjs, Renata.

    ResponderExcluir

comete sobre este blog